Já se perguntou o que acontece a todas as peças têxtil que sobram nas lojas e acabam por não vender? (Deadstock)
Estamos a falar do deadstock, ou em português, o stock morto. São peças que provavelmente nunca vão sair das montras das lojas ou armazéns. Todos os anos, existe uma quantidade cada vez maior de produtos que, simplesmente, não vão ser vendidos.
Sabia que entre 2000 e 2014, a produção de têxtil dobrou, com o utilizador final a comprar 60% mais peças de têxtil em comparação com 15 anos atrás?
No entanto, cada artigo é agora mantido pelo consumidor por metade do tempo.
Fonte: https://ellenmacarthurfoundation.org/fashion-business-models/overview
Pode parecer uma temática inofensiva e sem grande necessidade de preocupação. A verdade é que este stock acaba por ocupar espaço em armazém e, em último caso acaba por ser destruído. Uma situação preocupante em questões ambientais.
A Marjomotex e o Deadstock de Tecidos e Acessórios
A Marjomotex, no seu caminho traçado, na procura de uma pegada ambiental mais sustentável e procurando responder sempre às necessidades dos seus clientes, criou um catálogo de dead stock interno referente a tecidos e acessórios que disponibiliza sempre que solicitado aos seus clientes e promove o consumo deste stock (ao invés de peças prontas).
É sabido que todas as empresas têxteis geram este tipo de stocks e clientes com preocupações de sustentabilidade procuram utilizar estes stocks (de tecidos e acessórios) nas suas coleções como forma de darem o seu contributo.
Deadstock e a Oportunidade
Uma oportunidade de fazerem produtos únicos, diferenciadores e em menores quantidades pois ajustam-se á quantidade existente em stock. Realizamos, ainda, pesquisa junto dos nossos parceiros deste tipo de stocks, atendendo a cada pedido único dos nossos clientes.
Com o aumento dos preços das matérias-primas, os atrasos nos envios e a escassez que se avizinha pelo decréscimo das produções sustentáveis este passa por ser um excelente caminho. O resultado passa por utilizar os nossos tecidos (sobras de produção) para realizar peças originais e mais amigas do ambiente, que ajudam a reaproveitar o que já existe.
Continuamos, dia após dia, a repensar modelos de negócio para uma indústria têxtil mais prospera e circular.
“Reusing something instead of immediately discarding it, when done for the right reasons, can be an act of love which expresses our own dignity.” ― Yvon Chouinard (Fundador da Patagonia)
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