Como surgiu a ganga?
No século XVIII, nos Estados Unidos, a indústria têxtil popularizou um tecido de algodão chamado “denim” (ganga).
A palavra “denim” surgiu na França no século XVII a partir da expressão serge de Nîmes, em referência a um tecido produzido na cidade de Nîmes, mescla de seda e lã. No século XIX passou a designar um tecido de algodão bastante rústico, produzido nos Estados Unidos, usado pelos trabalhadores da época.
Ainda nesse século, também nos EUA, um empresário – Levi Strauss – adaptou o tecido para fazer calças resistentes para os mineiros. E foram um sucesso, no meio laboral.
Western
No dia a dia, a calça de ganga só viria a ser usada no século XX, popularizada pelos cowboys e também pelos filmes americanos dos anos 50 e 60.
Só mais tarde nos anos 70 a ganga entrava no mundo da moda e nas passerelles. Agora, a ganga, é utilizada para confecionar o mais diferente tipo de peças desde casacos, malas, calçado, calças e muitos outros.
Na Marjomotex a curadoria de cada peça é feita por costureiras altamente especializadas e experientes, conhecedoras da matéria-prima, e que combinam agilidade com perfeição para criar produtos customizados às necessidades dos nossos clientes.
Com um olhar atento para o mercado e novas tendências tem sido comum a procura de utilização do denim em vários desportos. Onde se pretende combinar a moda que o denim atribui atualmente com a sua resistência/durabilidade com o conforto e vestibilidade.
O denim evoluiu muito a sua construção que vai desde o 100% algodão a power strech, passando pelas atuais composições orgânicas e recicladas.