A Marjomotex – Têxtil Famalicão é notícia na Revista Spot. A Spot é uma revista gratuita de grande difusão e popularidade na região de Braga. É uma publicação mensal, que tem como príncipal foco de interesse o Distrito de Braga e tudo o que nele acontece.
Leia a notícia completa na Revista Spot.
Têxtil Famalicão
Entramos na Marjomotex e o olhar recai em duas mãos experientes que ponteiam com uma perfeição que já não se fabrica as peças que em breve vão viajar para outros mercados, porque a qualidade portuguesa não tem fronteiras.
Ali mesmo ao lado a visão atenta, curiosamente também ela feminina, de Mónica Afonso, a empresária, que ainda jovem toma diariamente o pulso da uma empresa familiar nascida há 40 anos.
É na sua essência uma história de família, ou não trabalhassem aqui também famílias de funcionárias e um exemplo de empreendedorismo no feminino, com uma gestão 100% feminina e uma força de trabalho, também ela maioritariamente feminina (95%).
O ínicio
Tudo começou em 1970, em Vila Nova de Famalicão, quando os seus pais, Jacinto Silva e Fátima Afonso, fizeram nascer a MJM – Marjomotex Confeções, Lda, longe de imaginar que quatro décadas mais tarde esta seria um exemplo de sucesso de uma sinergia entre o passado artesanal e o futuro tecnológico a exportar para países como Espanha, França, Inglaterra, Suécia, Bélgica e Alemanha, entre outros.
Vocacionada para o segmento B2B, assente primariamente na produção de calças em materiais como ganga, sarja e malha, e mais recentemente modelos de calças chino, a empresa opera numa ótica de produção a feitio ou vertical, assegurando todas as fases da produção: corte, confeção, acabamento e lavagem, com designer interno, modelista e uma linha de amostras. Ao longo dos anos este know-how tem vindo a estender-se a outros tipos de vestuário, permitindo-lhe alargar o seu portfólio de produtos, sendo disso exemplo, os blusões de ganga, uma das suas peças mais iconográficas neste momento.
Hoje, Mónica Afonso, diretora geral, segue as pisadas dos fundadores, inspirada pelo espírito empreendedor do pai que, após anos de experiência no setor, começou a comprar os excedentes dos tecidos às fábricas locais, e pela arte da costura exercida com perícia pela sua mãe que, em casa, confecionava as peças que os dois vendiam na feira semanal de Famalicão.
Os nossos clientes
Com cerca de 40 colaboradores, foi apostando na especialização da mão de obra, e construindo uma reputação ímpar de consistência e qualidade dos seus produtos e serviço ao cliente, que resultou, por um lado, no reconhecimento como PME Líder em 2012, 2014 e 2015 e PME Excelência 2015 pelo IAPMEI e, por outro, em parcerias e relações comerciais duradouras com alguns dos players ibéricos mais relevantes ao nível do retalho – p.ex.: Zara, Carolina Herrera, Purificación Garcia, Ana Sousa, Lanidor, Guimanos, entre muitos outros.
A aposta em tecnologia de ponta e o seu know-how e versatilidade – sendo disso exemplo o serviço de entrega das peças -, bem como os níveis de perfeição e curadoria ímpares, são, muitas vezes, apontados pelos clientes, que, satisfeitos, não hesitam em fazer chegar mensagens positivas no final de cada trabalho concluído.
Empresa Certificada
A longo prazo, a empresa pretende aumentar a sua presença nos mercados internacionais, nomeadamente nos países nórdicos, para a qual muito contribuirá a sua certificação GOTS. Prepara-se para obter a certificação SMETA, uma certificação responsabilidade social, contemplando ainda a construção de uma nova sede, mas até lá, promete continuar a trabalhar neste ambiente, coeso e potenciador de conhecimento, tradição e arte da costura, praticamente entre mulheres que traçam dia após dia as linhas do seu futuro.
Promete continuar a trabalhar neste ambiente, coeso e potenciador de conhecimento, tradição e arte da costura, praticamente entre mulheres que traçam dia após dia as linhas do seu futuro.
[fc id=’1′ align=’center’][/fc]